Educar, Produzir, Disseminar
Pedagogia da alternância
A Pedagogia da Alternância integra a vivência do educando em sua realidade familiar, profissional, econômica, política e cultural. Ela promove a integração entre família e escola, com atividades desenvolvidas em ambos os ambientes e em parceria com organizações sociais. O modelo de alternância consiste em três semanas: uma em regime de internato com estudos teóricos e trabalhos de campo na escola, e as outras duas na comunidade, realizando um Plano de Estudo. A formação na alternância permite ao educando confrontar teoria e prática, realizar pesquisas, experimentar novas práticas e se tornar protagonista de seu próprio desenvolvimento, contribuindo para o desenvolvimento local e comunitário.
Educação pelo Trabalho
Desde 2012, a CFAF se dedica à apicultura, produzindo mel e pólen, e capacitando jovens em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Tributo ao Futuro. Atualmente, a instituição possui 2 apiários localizados na Fazenda Escola Fonte da Prata em Nilo Peçanha, com uma produção média de 600 toneladas de mel por ano. Além da produção, a CFAF promove atividades e dias de campo relacionados à apicultura para os jovens em formação durante os períodos de alternância.
Projetos Educativos Produtivos (PEPs)
A CFAF, comprometida com o desenvolvimento rural sustentável, vai além ao implementar quintais agroflorestais diversificados. Esses quintais, que abrangem culturas como hortaliças, banana, cacau, cupuaçu, pupunha, citros e madeireiras, servem como um modelo produtivo inspirador nas unidades familiares dos jovens capacitados. Além de promover a segurança alimentar e a geração de renda, essa abordagem fortalece a autonomia dos jovens, capacitando-os a serem agentes de mudança em suas comunidades. Ao incentivar a permanência no campo e fornecer oportunidades de aprendizado prático, os quintais agroflorestais da CFAF desempenham um papel fundamental na construção de um futuro rural sustentável e próspero.
Ações multiplicadoras.
Nas ações multiplicadoras os jovens são estimulados a compartilhar seus conhecimentos com sua família e comunidade e as mesmas acontecem nas semanas que estão em suas unidades-família.
Seminário Rural
No primeiro ano de formação, os jovens da CFAF realizam uma pesquisa participativa na comunidade para identificar e discutir problemas sociais, ambientais, econômicos e produtivos. Após a análise dos dados, eles compartilham os resultados com a comunidade, promovendo discussões e sugerindo soluções.
Palestra
Durante as alternâncias, os jovens da CFAF realizam uma pesquisa participativa na comunidade, abordando temas relevantes estudados ao longo do programa. Essa ação busca identificar e discutir problemas de cunho social, ambiental, econômico e produtivo, envolvendo ativamente a comunidade.
Dia de Campo
Essa abordagem visa capacitar os produtores, proporcionando um ambiente de aprendizado que promove o compartilhamento de conhecimentos e a aplicação de novas tecnologias no contexto rural. Realizamos uma troca de informações, tecnologias e experiências entre os produtores rurais das comunidades envolvidas.
Sensibilização Ambiental
O jovem da CFAF realiza práticas agroecológicas na comunidade para reduzir os impactos ambientais no campo. Isso inclui ações que visam diminuir o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos, priorizando práticas sustentáveis que preservem o meio ambiente.