casa familiar agroflorestal - educação integrada ao campo

Pedagogia da Alternância

 

A Pedagogia da Alternância é uma pedagogia especifica baseada nas situações que o educando vivencia, na realidade familiar, profissional, econômica, política e cultural.  A mesma proporciona que os educandos estejam sempre integrados, simultaneamente, com a família e com a escola, por conseguinte dentro da estrutura metodológica prevista, o itinerário formativo é composto com atividades que são desenvolvidas parte na escola e parte na unidade família em consonância com as organizações e movimentos sociais. Nesse modelo, o sistema de alternância compreende 03 semanas: 01 em regime de internato com estudos teóricos e em trabalhos de campo realizada na estrutura, e as outras 02 em suas comunidades realizando um Plano de Estudo, e garantindo a aplicabilidade de todo o conhecimento construído. A escola é espaço da reflexão teórica e de aprofundamentos das questões relevantes de interesses dos alunos e das famílias. O tempo de permanência do aluno no espaço familiar e na comunidade é o momento para confrontar a teoria com a prática, pesquisar, realizar experimentação de novas práticas, troca de experiências, trabalho e indagações. Ou seja, desse ponto de vista, a formação na alternância é contínua. Vale ressaltar que o modelo da pedagogia da alternância possibilita ao educando tornar-se protagonista do seu próprio destino, contribuindo diretamente para o desenvolvimento local e comunitário.

Educação pelo Trabalho

Apicultura

Desde 2012 a Cfaf vem desenvolvendo a atividades da apicultura para a produção de mel e pólem alem de capacitar jovens por meio de parcerias com a Fundação Banco  do Brasil e Tributo ao Futuro. Atualmente, a Insituição dispõe de 02 apiários localizado na Fazenda Escola Fonte da Prata em Nilo Peçanha com produção media de 600 toneladas de mel/ano. Com a atividades da apicultura a CFAF promove ativiadades e dias de campo para jovens em formação durantes as alternâncias.

Projetos Educativos

Produtivos (PEPs)

Consiste na implantação de quintais agroflorestais (hortaliças, banana, cacau, cupuaçú, pupunha, citros, madeireiras, entre outras) visando promover a aplicação dos conhecimentos práticos adquiridos durante a formação do Jovem e servir como modelo produtivo na sua unidade-família para  gerar segurança alimentar e renda, além de incentivar a autonomia e permanência  dos jovens no campo através dos conceitos do desenvolvimento rural sustentável.

Ações multiplicadoras.

Nas ações multiplicadoras os jovens são estimulados a compartilhar seus conhecimentos com sua família e comunidade e as mesmas acontecem nas semanas que estão em suas unidades-família.

 

1. Seminário Rural - Atividade realizada pelo jovem no primeiro ano de formação através de uma pesquisa participativa na comunidade que consiste no levantamento, registro e discussão de possíveis problemas de cunho social, ambiental, econômico e produtivo. Após tabulação das informações o jovem realiza a devolutiva discutindo com a comunidade os problemas e, ao mesmo tempo, sugerindo as soluções.

 

2. Palestra -  Ação com temas estudados pelos jovens durante as alternâncias e compartilhados com a comunidade visando promover o desenvolvimento comunitário.

 

3. Dia de Campo -  Troca de informação, tecnologias e experiências através da teoria e prática no qual é realizado para os produtores rurais nas comunidades envolvidas.

 

4. Sensibilização Ambiental – Prática realizada pelo jovem na comunidade que visa reduzir impactos ambientais no campo por meio de ações agroecológicas que permite a redução significativa do uso de agrotóxicos bem como de outros produtos químicos ou qualquer prática que represente risco ao meio ambiente.

Resultados

Principais Indicadores 2018

336

Jovens formados

106

Beneficiários diretos

437

Projetos educativos-produtivos implantados

09

Municípios atendidos

2.261

Beneficiários indiretos

38

Comunidades atendidas

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Tel.:(73)9987-1537

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