casa familiar agroflorestal - educação integrada ao campo
A Pedagogia da Alternância é uma pedagogia especifica baseada nas situações que o educando vivencia, na realidade familiar, profissional, econômica, política e cultural. A mesma proporciona que os educandos estejam sempre integrados, simultaneamente, com a família e com a escola, por conseguinte dentro da estrutura metodológica prevista, o itinerário formativo é composto com atividades que são desenvolvidas parte na escola e parte na unidade família em consonância com as organizações e movimentos sociais. Nesse modelo, o sistema de alternância compreende 03 semanas: 01 em regime de internato com estudos teóricos e em trabalhos de campo realizada na estrutura, e as outras 02 em suas comunidades realizando um Plano de Estudo, e garantindo a aplicabilidade de todo o conhecimento construído. A escola é espaço da reflexão teórica e de aprofundamentos das questões relevantes de interesses dos alunos e das famílias. O tempo de permanência do aluno no espaço familiar e na comunidade é o momento para confrontar a teoria com a prática, pesquisar, realizar experimentação de novas práticas, troca de experiências, trabalho e indagações. Ou seja, desse ponto de vista, a formação na alternância é contínua. Vale ressaltar que o modelo da pedagogia da alternância possibilita ao educando tornar-se protagonista do seu próprio destino, contribuindo diretamente para o desenvolvimento local e comunitário.
Desde 2012 a Cfaf vem desenvolvendo a atividades da apicultura para a produção de mel e pólem alem de capacitar jovens por meio de parcerias com a Fundação Banco do Brasil e Tributo ao Futuro. Atualmente, a Insituição dispõe de 02 apiários localizado na Fazenda Escola Fonte da Prata em Nilo Peçanha com produção media de 600 toneladas de mel/ano. Com a atividades da apicultura a CFAF promove ativiadades e dias de campo para jovens em formação durantes as alternâncias.
Consiste na implantação de quintais agroflorestais (hortaliças, banana, cacau, cupuaçú, pupunha, citros, madeireiras, entre outras) visando promover a aplicação dos conhecimentos práticos adquiridos durante a formação do Jovem e servir como modelo produtivo na sua unidade-família para gerar segurança alimentar e renda, além de incentivar a autonomia e permanência dos jovens no campo através dos conceitos do desenvolvimento rural sustentável.
Nas ações multiplicadoras os jovens são estimulados a compartilhar seus conhecimentos com sua família e comunidade e as mesmas acontecem nas semanas que estão em suas unidades-família.
1. Seminário Rural - Atividade realizada pelo jovem no primeiro ano de formação através de uma pesquisa participativa na comunidade que consiste no levantamento, registro e discussão de possíveis problemas de cunho social, ambiental, econômico e produtivo. Após tabulação das informações o jovem realiza a devolutiva discutindo com a comunidade os problemas e, ao mesmo tempo, sugerindo as soluções.
2. Palestra - Ação com temas estudados pelos jovens durante as alternâncias e compartilhados com a comunidade visando promover o desenvolvimento comunitário.
3. Dia de Campo - Troca de informação, tecnologias e experiências através da teoria e prática no qual é realizado para os produtores rurais nas comunidades envolvidas.
4. Sensibilização Ambiental – Prática realizada pelo jovem na comunidade que visa reduzir impactos ambientais no campo por meio de ações agroecológicas que permite a redução significativa do uso de agrotóxicos bem como de outros produtos químicos ou qualquer prática que represente risco ao meio ambiente.