casa familiar agroflorestal - educação integrada ao campo

A Casa Familiar Agroflorestal

 

A Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (CFAF), fundada em 21 de junho de 2005, é uma associação de natureza educacional de direito privado, sem fins lucrativos, formada por uma Associação de Pais, regida por seu Estatuto Social e Regimento Escolar, reconhecida pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

 

Localizada na Rodovia BA 001, Km 1,2, Trevo Nilo Peçanha x Cairu, Centro, Nilo Peçanha/BA, a CFAF tem como objeto social a formação de Jovens Empresários Rurais e geração de conhecimento aplicado ao campo, a partir da promoção gratuita da educação profissional com estímulo ao Protagonismo Juvenil.

 

Autorizada Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEE BA) em 2011, a CFAF oferece o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio para jovens de 14 a 18 anos de idade incompletos, filhos (as) de agricultores familiares remanescentes quilombolas, tradicionais e ribeirinhas do Baixo Sul da Bahia.

Missão

Formar Jovens Empresários Rurais para o manejo sustentável da floresta educando-os para vida, pelo trabalho e para valores, contribuindo para o protagonismo juvenil e a difusão do conhecimento aplicado a agricultura familiar, permitindo-os dominar tecnologias aplicadas à negócios agroflorestais sustentáveis para que possam fixar-se em suas comunidades, integrando-os e realizando-os produtivamente.

Visão

Ser reconhecida como instituição de excelência que melhor oferta educação profissional e integral de qualidade no campo

Valores

Espírito de Servir

Educação pelo e para o trabalho

Fomento ao Protagonismo Juvenil

Desenvolvimento integrado e sustentável por meio da Pedagogia da Alternância

Compromisso com a ética e a transparência

Respeito às diferenças

Defesa e conservação do meio ambiente

Linha do Tempo

2008

Formação de Jovens do Curso

 Livre em Formação de Jovens Empresários Rurais

2013

Formação da 1ª turma do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio.

2018

A CFAF foi premiada em 2º lugar no Prêmio ODS Brasil promovido pelo Governo Federal

2005

Fundação da CFAF

2011

CFAF recebe autorização especial do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia para o funcionamento do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio.

2015

A CFAF passou a ser membro do Programa de Escolas Associadas a UNESCO recebendo o certificado de Escola Associada a UNESCO.

2019

Cfaf torna-se associada do Programa Eco-Escolas, iniciativa da Foundation for Environmental Education em parceira com UNESCO e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

PDCIS

 

Coordenado pela Fundação Norberto Odebrecht, o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) atua em 11 municípios, essencialmente rurais, do Baixo Sul da Bahia.

 

Com ações simultaneamente em seis frentes: Coesão e Mobilização Social, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Conservação Ambiental, Cidadania e Governança, e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o PDCIS busca transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas, tendo o jovem como elo fundamental para fomentar essa mudança.

 

Em conjunto com instituições parceiras, o PDCIS apoia iniciativas como a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves.  Desde sua criação, a unidade de ensino integra o programa e recebe incentivos para o desenvolvimento das atividades.

 

Reconhecimentos

Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil

 Instituição de ensino médio integrado ao curso técnico de Florestas, a Cfaf teve recentemente sua tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil (FBB), sendo um reconhecimento pelo trabalho de “Inclusão Socioprodutiva de Jovens Agricultores Familiares” realizado.

Certificado Membro Escolas Associadas a UNESCO

A Casa Familiar Agroflorestal  do Baixo Sul da Bahia tornou-se uma das Escolas Associadas do Programa de Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO) em 2015. O PEA-UNESCO é uma rede mundial de Escolas que desenvolvem seus projetos pedagógicos em sintonia com os princípios do Desenvolvimento Sustentável, Cidadania Global e Cultura da Paz, temas defendidos pela UNESCO, acompanhando o calendário e as orientações da organização em rede. Vale ressaltar que em março de 2015, atendendo aos requisitos do PEA, a CFAF realizou inscrição como candidata, acompanhou os projetos desenvolvidos e aguardou a certificação que foi realizada pela coordenação Internacional, em Paris.

Certificação Tecnologia Social - A Cfaf foi certificada com a Tecnologia Social “Quintais Agroflorestais:

inclusão socioprodutiva de Jovens das comunidades rurais do Baixo Sul da Bahia, na categoria Extensão e Assistência técnica, conferida pala Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica e Secretaria do Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia (SDR-BA).

Prêmio ODS Brasil 2018 - Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf)

 foi reconhecida com o Prêmio Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil. Selecionada entre mais de mil inscritos, a Cfaf foi premiada com o 2º lugar na categoria “Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Rosenilda de Jesus

Presidente

Rita Cardoso

Diretora Executiva

Elizângela Lisboa Goza

Administrativo e Financeiro

José Lázaro da Conceição

Coordenador Pedagógico

Equipe Gestora

Contato

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Tel.:(73)9987-1537

cfaf@cfaf.org.br

 

Rodovia  BA 001, Km 1,2, Trevo Nilo Peçanha x Cairu, Município Nilo Peçanha, CEP: 45.440-000